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A CESTA BÁSICA DE ALIMENTOS pode ser definida como uma composição com diferentes gêneros, devidamente embalados, fornecida aos trabalhadores e suas famílias.

Este conjunto de alimentos deve ser complementado com verduras, legumes, frutas, iogurte, queijos, carnes e ovos, pois uma alimentação adequada e balanceada significa que há variedade, moderação e equilíbrio no consumo.

Junte a esta receita exercícios físicos e teremos indivíduos em boas condições de saúde, capacidade e disposição para o trabalho!

Atente às orientações a seguir e BOM APETITE!

No Brasil, o Guia Alimentar para a População Brasileira, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, prioriza o consumo de alimentos in natura e minimamente processados, e ressalta que "alimentação é muito mais do que o consumo de nutrientes". Saiba como ter uma alimentação saudável.

Conheça as principais recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira, resumidas por meio dos dez passos para uma alimentação adequada e saudável:

1) Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação

2) Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias

3) Limitar o consumo de alimentos processados

4) Evitar o consumo de alimentos ultra processados

5) Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia

6) Fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados

7) Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias

8) Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece

9) Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora

10) Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais

Dicas e Orientações

  • Procure fazer suas refeições com a família ou com os amigos, apreciando sempre o momento e o sabor dos alimentos;
  • Oriente seus filhos a terem uma alimentação variada e evite que eles passem muitas horas na frente da televisão;
  • Procure conhecer e valorizar os alimentos e preparações da sua região;
  • Inclua frutas, legumes e verduras em todas as refeições;
  • Procure comer diariamente uma porção de feijão e duas de arroz;
  • Beba dois litros de água por dia;
  • Leia o rótulo dos alimentos e verifique a tabela nutricional e a lista de ingredientes, optando sempre que possível pelos que tenham menor quantidade de sódio, gordura e açúcar;
  • Mantenha seu peso saudável;
  • Faça atividade física regularmente

CUIDADOS ao receber sua CESTA

  • Limpe bem o armário antes de guardar novos alimentos, pois se houvesse algum tipo de contaminação esta pode se espalhar por todos os produtos que forem armazenados no mesmo compartilhamento.
  • Evite o acúmulo de alimentos, principalmente arroz e feijão, pois apesar da validade, em condições de abafamento, podem desenvolver características indesejáveis e à presença de corpos estranhos como as pragas.
  • É importante saber que as pragas de grãos armazenados gostam de locais calmos, escuros e aquecidos, podendo se esconder em frestas, vãos e qualquer parte dos armários que lhe possam servir de abrigo para reprodução.
  • Posicione os produtos mais velhos sobre os mais novos, de forma que sejam consumidos em primeiro lugar.